11 de jul. de 2014

Resenha: Arch Enemy - War Eternal (CD)

Nota 9,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


E enfim, chega o momento de falar do "War Eternal", novo disco do ARCH ENEMY, um dos nomes mais fortes e respeitados do Melodic Death Metal mundial.

O maior comentário que se fazia antes do lançamento do disco era até onde Alissa White-Gluz (ex-vocalista do THE AGONIST) poderia substituir à altura a diva Angela Gossow, cujos vocais ajudaram a consolidar o estilo da banda. Se for por isso, os fãs do quinteto podem ficar mais que sossegados: ela não decepciona, mas tenha em mente que ela tem personalidade, seu próprio jeito de cantar e se impõe com categoria como vocalista. Não há necessidade de ter saudades de sua antecessora, ainda mais que os últimos discos da banda com ela deixaram alguns fãs mais xiitas com o pé atrás. É o bom e velho ARCH ENEMY, mas diferenciado, apenas isso. 

O Melodic Death Metal que os fez atingir o sucesso está ali, intacto, ainda bem técnico e trabalhado, mas sem perder a força, com ótimos vocais (como mencionado acima), a dupla de guitarras está sublime nos riffs e solos, baixo e bateria perfeitos em técnica e mantendo uma pesada base rítmica, e incursões de teclados, violinos e orquestrações (contribuições de Ulf Janson, Henrik Janson, e Per Wiberg) perfeitos. Só poderia ser um ótimo trabalho, pesado e bem feito.

"War Eternal" conta com um time e tanto na produção: Jens Bogren cuida da mixagem e masterização, Staffan Karlsson cuida da parte dos vocais, Johan Örnborg da bateria, com Linn Fijal na engenharia sonora como um todo. É claro que quem conhece de longa data vai estranhar um pouco que a banda nunca soou tão limpa e seca em termos de gravação, embora o peso e impacto sonoro musicais continuem os mesmos de sempre. Já a arte de Costin Chioreanu deu um toque de refinamento visual ao trabalho sonoro do grupo.

O ARCH ENEMY resolveu fazer de "War Eternal" um de seus melhores discos, caprichando em suas composições e arranjos, tanto que o trabalho ficou extremamente polido e técnico, e o uso de orquestrações deixou o álbum em um outro nível, pois parece que eles resolveram ousar um pouco mais, e saíram da zona de conforto. Tanto que ver "War Eternal" como apenas mais um disco da banda é ser leviano.

Pontos altos: a explosão de brutalidade de "Never Forgive, Never Forget" (reparem que as guitarras estão excelentes, e é um belo cartão de apresentação de Alissa), "War Eternal" (caramba, que paulada de peso e agressividade, com um trabalho fantástico tanto das guitarras quanto dos vocais, em uma música altamente empolgante e bem feita), "You Will Know My Name" (um início meio soturno, para então mostrar-se uma canção mais melodiosa e com um andamento não tão veloz, o que mostra o quanto a cozinha da banda é firme e técnica), a pesada e rasgada "Time is Black" (onde a participação dos teclados deu um embelezamento extra), e a sinuosa e ganchuda "Avalanche" (novamente show das guitarras, e mais belos arranjos orquestrais nos momentos certos). Falar mais que isso seria excessivo, e desnecessário.

Pode ser dizer que se "War Eternal" não é o melhor disco do ARCH ENEMY, mas pelo menos mostra a banda revigorada e pronta para novos desafios. E o melhor de tudo é saber que existe uma versão nacional já disponível no mercado.





Tracklist:

01. Tempore Nihil Sanat (Prelude in F Minor)
02. Never Forgive, Never Forget
03. War Eternal
04. As the Pages Burn
05. No More Regrets
06. You Will Know My Name
07. Graveyard of Dreams
08. Stolen Life
09. Time is Black
10. On and On
11. Avalanche
12. Down to Nothing
13. Not Long for This World


Banda:

Alissa White-Gluz - Vocais
Michael Amott - Guitarras
Nick Cordle - Guitarras
Sharlee D'Angelo - Baixo
Daniel Erlandsson - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):