17 de abr. de 2014

Resenha: Iced Earth - Plagues of Babylon (CD)

Shinigami Records
Nota 10/10

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Se existe uma banda em que vocês sempre terá em mente "vem coisa boa por aí" quando for anunciado um novo trabalho, o ICED EARTH sempre será um dos nomes de mais destaque. Sim, porque apesar das inúmeras mudanças de formação, a qualidade musical do grupo é uma constante, com belos picos de brilhantismo aqui e ali, em discos memoráveis, que são clássicos do Metal. Se permitem a ousadia ao Pai Marcão, o quinteto poderia ter sido o herdeiro do título de "gigante do Metal", que apenas BLACK SABBATH, IRON MAIDEN e METALLICA possuem, ou seja, aquela banda que poderia levar o gênero adiante. E para aqueles que duvidam, basta uma ouvida atenta ao novo trabalho do grupo, o excelente "Plagues of Babylon", que a Shinigami Records disponibilizou no mercado nacional.

É incrível ver como a identidade da banda é intocada, ainda está ali, a mesma de trabalhos como "The Dark Saga" e "Horror Show", mas ao mesmo tempo, a impressão é que a banda deu uma bela evoluída, em especial em termos vocais, já que Stu Block está usando timbres de voz mais graves (o que o deixa em uma proximidade enorme do que Matt Barlow fazia na banda), e as guitarras mostram mais uma vez uma força criativa bem diferenciada. Sim, o quinteto é um verdadeiro diamante, e mostra mais uma vez uma faceta luminosa diferente. E quem ganha com isso são os fãs.

O mix de Metal tradicional com influências do Thrash, mais aquela pegada moderna característica, está abrasivo e forte, sempre mostrando sua competência. E como dito acima, Stu está usando timbres mais graves (e encaixou perfeitamente nas músicas), as guitarras estão perfeitas em cada riff e arranjo (como se isso fosse uma novidade quando se fala em Jon Schaffer...), baixo e bateria pesados e técnicos, e a fusão disso tudo é um trabalho excelente, de alto nível e bem cativante. E isso sem falar nas participações especiais do disco, como Russel Allen (do ADRENALINE MOB e SYMPHONY X), Michael Poulsen (do VOLBEAT) nos vocais em "Highwayman" (uma velha canção Country de Jimmy Webb, que já teve várias versões, mas esta é a primeira de uma banda de Metal que este autor saiba), Hansi Kürsch (do BLIND GUARDIAN e velho companheiro de Jon no DEMONS AND WIZARDS) nos vocais em "Plagues of Babylon", "Democide", "Among the Living Dead" (onde faz as vozes principais), "Resistance" e "If I Could See You"; Thomas Hackmann, Andrew Peters, Matt O'Rourke, e Bonna Ross Bernal em vários backing vocals; Daniel Schmitz, David Hambach e Christopher Jobi nas baterias marciais, e o brasileiro Raphael Saini na bateria. E obviamente, cada um deles só abrilhantou ainda mais o que já era sublime.

Iced Earth
Nem é preciso olhar a ficha de produção, já que desde muito tempo, Jon Schaffer é quem produz o disco, e teve desta vez a ajuda de Kevin Paul na mixagem e Sascha "Busy" Bühren fez a masterização. E nem é preciso dizer que o nível de qualidade é absurdo, cada detalhe mínimo dos arranjos está bem audível, mas o que chama a atenção mesmo é que Jon sempre prefere fazer uma produção que priorize a banda, a música em si, antes de tudo. E ainda dizem que ele é egocêntrico e mandão...

A arte, como sempre, é de alto nível, trazendo o eterno Setiano, mascote da banda, um belo trabalho de Eliran Kantor (que já fez trabalhos para o DUBLIN DEATH PATROL, ACRANIA, KATAKYSM, HAMMERCULT, MASTER e MEKONG DELTA, entre tantos outros).

Achar os melhores momentos em um álbum perfeito chega algo bem difícil de ser feito, mas podem começar pela excelente "Plagues of Babylon" (precedida por uma longa introdução com baterias marciais e guitarras, seguida de uma canção cativante e poderosa, com ótimos riffs e grandes vocalizações), a maravilhosa "Demonicide" (que trabalho de guitarras e vozes perfeito, especialmente os coros), "Among the Living Dead" (novamente ótimo refrão, baixo e bateria estão ótimos), "The End?" (meus sais, que arranjos fantásticos de guitarras e que música cheia de energia), a linda balada pesada "If I Could See You" (a voz de Stu casa perfeitamente com a canção, seja nos momentos mais amenos ou nos mais pesados), a ganchuda e pesada "Peacemaker", além das versões ótimas para "Spirit of the Times" do SONS OF LIBERTY (um dos projetos paralelos de Jon) e "Highwayman", cuja junção dos vocais de Jon, Russel e Michael ficou perfeita, e que apesar da roupagem pesada, lembra um pouco a versão feita por  Kris Kristofferson, Johnny Cash, Waylon Jennings e Willie Nelson no super-grupo de Country HIGHWAYMEN. As outras faixas são igualmente ótimas.

Aproveitem a versão nacional, meus caros, pois está ótima!!!!!

E agradecimentos a Shinigami Records pelo ótimo lançamento.



Tracklist:

01. Plagues of Babylon
02. Democide
03. The Culling
04. Among the Living Dead
05. Resistance
06. The End?
07. If I Could See You
08. Cthulhu
09. Peacemaker
10. Parasite
11. Spirit of the Times
12. Highwayman
13. Outro


Banda:

Jon Schaffer - Guitarras base e rítmica, backing vocals, vocais em "Highwayman"
Stu Block - Vocais
Troy Seele - Guitarra solo
Luke Appleton - Baixo


Contatos:

Brazil Under Ice (Página oficial no Brasil)
Brazil Under Ice (Facebook)
Shinigami Records (Gravadora)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):