18 de out. de 2013

Uncaved - Meaning of Death (CD)

Independente - Nacional
Nota 8/10

Por Marcos Garcia

Há dias em que os mais experientes na cena Metal sentem (e muito) uma certa nostalgia, uma saudade de uma época específica e de uma sonoridade que marcou a mesma. Mas ainda bem que existem bandas que nos levam a saciar este desejo, uma vez que bandas como o UNCAVED, quarteto de Death Metal do RJ, que chega com seu álbum "Meaning of Death", é especialista em descer o sarrafo com um som voltado aquela sonoridade mais anos 90 do gênero. 

O grupo segue uma linha que mixa a escola européia (especialmente e sueca) com a da Flórida, ou seja, é uma chuva de brutalidade extrema, sem dó ou piedade dos ouvidos dos incautos. Urros guturais extremados, riffs rasgados (embora não desprovidos de técnica), cozinha baixo-bateria bem entrosada e disposta a criar uma massa sonora absurdamente densa e com boas variações de andamento. Mesmo não soando inovador, é muito bom e bem agressivo.

Produzido pelo próprio quarteto, vemos como fazer algo independente é bem difícil, pois a produção está um pouco embolada em alguns momentos, o que não nos impede de ouvir os instrumentos ou entender a música de forma alguma, mas que poderia ter sido melhor. Está bom, mas poderia ser ótimo, embora lembramos sempre: fazer um disco independente no Brasil é sempre algo bem sofrido, algo difícil, e caro. 

A arte, por sua vez, é simples, mas ao mesmo tempo, enfoca bem o conteúdo lírico/musical do grupo: agressivo e ríspido, e que vivemos em um mundo de pura ilusão...

Agora, quando a música começa a sair pelos falantes, é melhor tomar cuidado com os tímpanos, pois vai ficar com o ouvido apitando por um bom tempo...

Os pontos altos: a brutal "Head on a Platter" (com alguns momentos arrastados ótimos, onde prevalece a força da cozinha baixo/bateria), a arrastada (com alguns momentos mais rápidos) e bem trabalhada "Cerebral Gangrene" (com vocais bem urrados e belos riffs), a variada e pancada para todos os lados "Leeches All Over My Body", além da versão mais extremada para "The Philosopher" do DEATH, com a participação de membros do VICTIMS OF WAR, que ganhou uma roupagem bem mais agressiva que a original (embora respeite seus apectos técnicos), especialmente elo dueto de vocais urrados e guturais.

Um bom nome e uma revelação da cena carioca.


Tracklist:

01. In Times of the End
02. Head on a Platter
03. Cerebral Gangrene
04. Meaning of Death
05. Leeches All Over My Body
06. Vengeance is Mine
07. Heaven Denied
08. The Philosopher (bônus)


Formação:

Joab Farias - Vocal
Carlos Alberto - Guitarra
Eddie Valentim - Baixo
Robson Cruz - Bateria


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):