21 de abr. de 2013

Pandora - Four Seasons (CD)

MS Metal Records - Nacional
Nota 10

Por Marcos Garcia

O estado da Bahia sempre contribuiu muito para a cultura brasileira, revelando bons nomes na MPB, bem como na Literatura, e no tocante ao Metal não poderia ser diferente, já que as terras do Pelourinho já cederam ótimas bandas, e agora, chega a vez do quarteto Thrasher PANDORA mostrar a cara com seu primeiro Full Length, 'Four Seasons', que a MS Metal Records colocou no mercado.

Primeiramente, que fique claro: estes caras sabem tocar, e muito, pois o Thrash Metal que eles praticam esbanja técnica e melodia vindas do Metal Tradicional, e mesmo sendo bruto como um mamute, e é empolgante de tanta energia e vida. O som não soa datado ou rebuscando a Old School, pois soa como uma mistura de um ANNIHILATOR com SLAYER, juntando isso tudo à personalidade do grupo, é um disco de fazer qualquer thrasher babar. Vocais agressivos e urrados com intensidade, riffs muito bem tocados e brutos e solos com fortes melodias, baixo proeminentemente técnico e bateria variada e absurda, e tudo isso coeso, formando uma muralha sonora compactada e firme.

A produção sonora, feita pelas mãos de André T. e Bruno Leal ficou evidentemente pesada e intensa, mas sem privilegiar ou destratar algum dos instrumentos, tudo muito bem equilibrado e evidente em cada detalhe (que são muitos). A parte gráfica ficou bem trabalhada, muito bem harmonizada com o conteúdo lírico-musical do CD.

E que CD é esse?!?!

"Aniquilação" seria uma bela proposta a ser posta na discussão, uma vez que a banda se equilibrou tanto em termos de composição, que o resultado que mixa agressividade, bom gosto e melodia ficou lá nas alturas.

Chega a ser pecaminoso destacar esta ou aquela música, mas podemos pegar 'Liar', faixa rápida e bem ganchuda, capaz de levar ao slam dancing facilmente, com destaque para o belo trabalho de guitarras insanas e vocais bem rasgados; a ótima e mais cadenciada 'Out of Earth', com lindas passagens melódicas nas guitarras (com inserts de música clássica) e um trabalho de baixo fantástico; o cover thrasher para 'Destroyer', do TWISTED SISTER, que ficou mais bruto e veloz que o original; 'Pandora', que começa arrastada e logo ganha um pouco mais de peso e agressividade, mantendo o clima opressivo; a ótima 'Four Seasons', uma faixa bem trabalhada e que transborda um feeling absurdo, ao mesmo tempo que tem peso e técnica bem evidentes, com alguns de jazz na bateria que precendem um ótimo crescendo; a longa e agressiva 'Springs of Creation'; e a magistral 'Nuclear Winter', novamente com grande coesão entre vocais e riffs, em uma canção mais melodiosa e com baixo muito evidente.

Um ótimo CD, elegante visualmente e avassalador musicalmente, e entra entre os melhores de 2013 com facilidade. E estão esperando o que para comprar os seus???



Tracklist:

01. Liar  
02. Out of Earth  
03. Death of a Friend  
04. Destroyer  
05. Pandora  
06. Prelude  
07. Four Seasons  
08. Springs of Creations  
09. Autumn of Decadence  
10. Summer of War  
11. Nuclear Winter  
12. Epitaph


Formação:

Bruno Leal - Vocal, guitarra
Rômulo Lebre - Guitarra
Marcos Cazé - Baixo
Louis - Bateria



Contatos:

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):