22 de abr. de 2013

Grave Desecrator - Sign of Doom (CD)

Ketzer Records - Nacional
Nota 9

Por Marcos Garcia

O movimento da Old School brasileiro há muito tempo tem revelado ótimo nomes, que por sua vez, acabam se tornando relevantes na cena mundial, graças a expressão que o estilo ganhou, bem como pelas excursões de nossas bandas pelas terras gringas, ao ponto de virarem referência. O BLOOD TSUNAMI, da Noruega, que o diga, quando o nome em questão é o do GRAVE DESECRATOR, veterano quarteto carioca de Black Metal. E 'Sign of Doom', seu primeiro trabalho, de 2008, é a prova de que estamos muito bem servidos de ótimas referências.

O som deste quarteto insano é um Black-Thrash Old School de trincar os dentes de tão agressivo, sem firulas e disposto a manter sua posição e convicções musicais, doa a quem doer, com vocais cavernosos, riffs de guitarras insanos e velozes, com solos de arrepiar defuntos, baixo e bateria que primam por gerar uma massa sonora absurdamente pesada e bruta. Resultado: um trabalho extremamente cru, que sangra em energia e foge do datado, apesar da referência Old School.

A produção sonora da banda é intensa e bruta, com aquela sonoridade 'esfumaçada' essencial ao estilo, e tendo as mãos de Leonardo Pagani (conhecido produtor na cena carioca) e a masterização de Andy Classen, obviamente o trabalho ganharia peso e coesão abusivamente excessivos. A produção visual, apesar de bem simples, ficou ótima e em consonância com o que podemos ouvir no CD.

Em termos de música, o CD é muito bom, com músicas bem niveladas e sem grande técnica, pois como dito acima, o quarteto prefere focar seu trabalho no conjunto da obra, e não em virtuosismos.

O CD se nivela muito bem, mas temos destaques na rápida e bruta 'Sign of Doom', com seu jeitão Old CELTIC FROST, e solos bem legais; a veloz 'Revelations (of the Beast)', com bons andamentos e aqueles vocais 'from the depths' se destacando bastante; a ótima 'Faces of Apocalyptic Battle', com suas mudanças de andamento bem empolgantes; a igualmente empolgante 'Christ's Blood', com bom trabalho de bateria; 'Carnal Obssession', que começa bem veloz, e depois ganha cadência e peso, mais um solo doentio, antes de voltar ao quebra-quebra; a peso-pesado 'Cursed Mass'; e a mais cadenciada e avassaladora 'Holocaust', um verdadeiro monumento a pescoços doloridos.

É óbvio que já houveram mudanças de lá para cá, pois Adramelek (baterista) já não está mais na banda, mas a pegada não mudou muito, e eles continuam a mesma banda de sempre, ainda bem.

Um belo disco, que mostra uma banda muito boa, que merece a ouvida e o investimento.



Tracklist:
01. Sign of Doom
02. Revelations (of the Beast)
03. Faces of Apocalyptic Battle
04. Christ's Blood
05. Carnal Obssession
06. Midnight Sinner
07. Rise to Destruction
08. Cursed Mass
09. Holocaust
10. Devil's Revenge


Formação:

Butcherazor - Vocais, guitarras
Black Sin and Damnation - Guitarra
Valak The Necrogoat - Baixo
Adrameleck - Bateria




Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):